02 de Novembro, 2016
World Series. Uma lista de 31 coisas para saber antes do jogo sete
Rui Pedro Silva
Não há melhor do que um jogo sete no desporto profissional. Esta madrugada, a partir da meia-noite, Cleveland Indians ou Chicago Cubs vão escrever a página mais importante da sua história. Segue-se uma lista de 31 factos que vão ajudar a acompanhar a final.
1, 2, 3... 31
- Os Chicago Cubs não vencem uma World Series desde 1908. Desde então, perderam sete finais (a última em 1945).
- Os Cleveland Indians não vencem uma World Series desde 1948. Desde então, perderam três finais (a última em 1997).
- Cubs e Indians perderam na última vez que foram a uma World Series em sete jogos. Esta noite, alguém vai repetir a dose.
- Terry Francona é o treinador dos Cleveland Indians. Era ele que treinava os Boston Red Sox quando terminaram o jejum de 86 anos sem ganhar.
- Terry Francona tem dois títulos na World Series: ambos com Boston (2004 e 2007).
- Terry Francona foi treinador de… Michael Jordan quando este jogou basebol nos Birmingham Barons.
- Joe Maddon é o treinador dos Chicago Cubs. Pelos Tampa Bay Rays, foi a uma World Series em 2008: perdeu contra os Philadelphia Phillies em cinco jogos.
- Terry Francona e Joe Maddon defrontaram-se uma vez em playoffs. Na final da Liga Americana, em 2008, a série entre os Boston Red Sox e Tampa Bay Rays foi a sete jogos. No último, na Florida, venceu a equipa de Maddon, que tinha desperdiçado uma vantagem de 3-1.
- Terry Francona e Joe Maddon também se defrontaram no wild card game de acesso aos playoffs em 2013. Os Tampa Bay Rays derrotaram os Cleveland Indians.
- Os Cleveland Indians desperdiçaram uma vantagem de 3-1 na World Series mas podem garantir o título em casa.
- Vantagens de 3-1 não são uma novidade em Cleveland. Em junho, os Cavaliers estiveram a perder 1-3 e foram campeões. Em 2007, na final da Liga Americana, os Indians estavam a vencer 3-1 frente aos Red Sox de… Terry Francona. Perderam 3-4.
- Theo Epstein, general managers dos Cubs, pode entrar na história se a equipa quebrar o jejum de 108 anos. Era ele o general manager dos Red Sox em 2004. Na altura, tinha apenas 30 anos.
- Três equipas conseguiram vencer a World Series em sete jogos, a jogar fora de casa, depois de recuperar uma desvantagem de 1-3. Os Pittsburgh Pirates foram os últimos, em 1979.
- Nas oito vezes em que houve uma desvantagem anulada de 1-3, em cinco venceu a equipa que conseguiu recuperar.
- Os Cubs nunca venceram um jogo sete da World Series (0-1). Os Cleveland Indians fizeram-no uma vez (1-1).
- Já houve 41 World Series decididas em sete jogos. Em 21, venceram as equipas que jogavam fora.
- Última World Series em sete jogos foi em 2014. Os San Francisco Giants derrotaram os Kansas City Royals.
- Por que é que o jogo é em Cleveland? Os Cubs tiveram o melhor registo da fase regular mas as regras da MLB dizem que o fator casa da World Series é decidido no all star game. Aí, a Liga Americana derrotou a Liga Nacional. O lançador creditado com a vitória foi… Corey Kluber.
- Corey Kluber será o lançador inicial dos Cleveland Indians. Já o foi no jogo 1 (vitória) e no jogo 4 (vitória). Em cinco jogos nos playoffs, só perdeu um (contra Toronto) e tem uma média de 0,89 pontos sofridos por cada nove innings jogados.
- Kyle Hendricks será o lançador inicial dos Chicago Cubs. Já o foi no jogo 3 (equipa perdeu, mas quando saiu jogo ainda estava empatado). Em quatro jogos dos playoffs, perdeu um, ganhou outro e em dois saiu sem haver decisão ainda. Tem uma média de 1,31 pontos sofridos por cada nove innings jogados.
- Kyle Hendricks está habituado a jogos decisivos. Foi ele o lançador inicial no jogo que garantiu a ida à World Series (jogo seis frente aos Dodgers, 5-0).
- Andrew Miller é a principal arma do banco entre os lançadores dos Cleveland Indians. Em 17 innings jogados nos playoffs, permitiu apenas um ponto (home run no jogo 5 da World Series). Já fez 80 lançamento na World Series mas não foi utilizado no jogo seis.
- Aroldis Chapman é a principal arma do banco entre os lançadores dos Chicago Cubs. Em 13 innings jogados, permitiu quatro pontos. Já fez 102 lançamentos na World Series e foi utilizado no jogo seis, com 20 lançamentos.
- Em julho, Andrew Miller e Aroldis Chapman eram colegas de equipa. Ambos jogavam nos New York Yankees.
- Jason Kipnis (Cleveland Indians) cresceu nos arredores de Chicago e sempre sonhou em ganhar a World Series com os Cubs. Toda a família é adepta dos Cubs e a irmã estudou na mesma escola que Steve Bartman (adepto “vilão” nos playoffs de 2003). Nos seis jogos da World Series, já conseguiu oito hits.
- Mike Napoli e Coco Crisp (Cleveland Indians) já venceram a World Series, ambos pelos Red Sox. O primeiro em 2013, o segundo em 2007. Nos Chicago Cubs, também John Lester (2007 e 2013), John Lackey (2007) e David Ross (2013) estão nessa situação.
- Francisco Lindor (Cleveland Indians) diz que gostaria de ser dentista se não fosse jogador profissional. Percebe-se porquê…
- Francisco Lindor e Javier Báez (Chicago Cubs) cresceram praticamente como vizinhos em Porto Rico e foram viver para os Estados Unidos com 12 anos. A primeira vez que se defrontaram foi ainda no secundário. Em 2011, foram escolhidos no oitavo e nono lugares do draft.
- Kyle Schwarber (Chicago Cubs) jogou apenas dois jogos na temporada regular, por culpa de uma rotura nos ligamentos do joelho em abril. Regressou apenas para a World Series, ainda a meio-gás, jogando apenas como designated hitter (sem atuação defensiva). Tem quatro hits na World Series.
- Kris Bryant (Chicago Cubs) foi o dínamo ofensivo dos Cubs nos últimos dois jogos, com um home run em cada um deles. Foi a segunda escolha do draft de 2013 e está apenas na sua segunda época na MLB.
- A oportunidade única de uma World Series entre Chicago Cubs e Cleveland Indians tem proporcionado uma lista de famosos nas bancadas: LeBron James tem estado no Progressive Field e o ator Bill Murray, um dedicado adepto dos Cubs, tem sido visto sempre nas bancadas. Eddie Vedder também esteve em destaque num dos jogos de Chicago.