Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

É Desporto

É Desporto

22 de Fevereiro, 2018

Kaillie Humphries. E a história ali tão perto

Rui Pedro Silva

kaillie.jpg

Podia fazer história ao vencer o bobsleigh pela terceira edição consecutiva mas não foi além da medalha de bronze. A fase em que era ignorada pelos colegas já lá vai e a carreira olímpica é uma das mais impressionantes no Canadá. E tudo começou quando, aos 12 anos, apostou com os pais que estes teriam de tatuar a folha de ácer canadiana se ela alguma vez chegasse à seleção. Ganhou… mas não da forma que pensava. 

 

Sair de onde não se é desejado

 

Kaillie tinha o grande sonho de poder representar o Canadá e estava tão convicta que ia concretizar essa ambição que um dia, com 12 anos, decidiu fazer uma aposta com os pais. Se algum dia conseguisse chegar a uma seleção, eles teriam de tatuar uma folha de ácer (a da bandeira do Canadá).

 

O desafio estava feito e a adolescente começou por apostar no esqui alpino. Lá, somou desilusões e angústias. «Não era boa o suficiente, sempre fui maior do que as outras todas. Tinha as pernas muito compridas e o meu rabo também era muito grande», explicou.

 

Este não era o único problema. As colegas de modalidade não lhe ligavam nenhuma, era como se ela não existisse. Ou, quando admitiam a sua existência, era apenas para fazer dela o alvo de brincadeiras, como quando lhe enchiam a mala de gelatina.

 

«A pior parte era que não podias fazer nada. Tens de te sentar a um canto e ser um zé-ninguém ou um fantasma. Quando és nova, estás a crescer e não sabes por que é que não gostam de ti, ou por que é que os teus melhores amigos são treinadores com 40 anos ou os pais dos teus colegas, não é fácil», recordou.

 

Se a este ambiente nefasto se juntar as lesões – Kaillie partiu as duas pernas em quedas diferentes -, está encontrada a receita para uma mudança de ares. «Pensei nas alternativas que teria. Como cresci a ver o Cool Runnings [filme que retreta a aventura da equipa da Jamaica nos Jogos Olímpicos de 1988], como toda a gente, e havia uma pista de bobsleigh em Calgary, decidi experimentar.»

 

Evolução progressiva

khump.jpg

Os primeiros passos na modalidade foram dados com 17 anos. Numa fase inicial tentou ser piloto mas rapidamente foi empurrada para a posição de travão. Ano após ano, ia melhorando e esteve muito perto de chegar aos Jogos Olímpicos de Turim, em 2006.

 

Foi também por essa altura que voltou a experimentar a posição de piloto. «Acharam que o meu passado no esqui alpino podia dar alguma vantagem», contou, antes de revelar o desastre. «Tentei durante duas semanas e até foi bom… até ter um despiste e partir a clavícula. Claramente que precisava de ser mais experiência.»

 

A solução encontrada foi inscrever-se numa escola de condução… de bobsleigh. Sessão após sessão foi melhorando e mostrando que poderia ter uma palavra a dizer ao mais alto nível. As dúvidas que pudesse haver desapareceram quando conquistou a medalha de ouro em Vancouver-2010, fazendo equipa com a experiente Heather Moyse. Ali, a correr em casa, a dupla venceu o primeiro título olímpico para o Canadá.

 

Humphries – apelido do ex-marido que mantém – tornou-se imparável e continuou a bater recorde atrás de recorde. Em Sochi, há quatro anos, novamente com Moyse, pilotou para a primeira revalidação de título no bobsleigh feminino. Depois, em provas da Taça do Mundo, fez parte da primeira geração de mulheres a competir, primeiro em equipas mistas e depois em trenós exclusivamente femininos, no meio de homens.

 

«Foi muito divertido e é preciso começar por algum lado», afirmou depois de, juntamente com Cynthia Appiah, Genevieve Thibault e Melissa Lotholz, ter terminado no 17.º lugar em janeiro de 2016.

 

Agora, na Coreia do Sul, falhou uma nova revalidação. A canadiana surgiu com novo par (Phylicia George) e não foi além do terceiro lugar. Mau, tendo em conta a perspetiva de fazer história e lembrando o passado, mas muito bom para quem aos 12 anos sonhava apenas com fazer parte da seleção.

 

Para os pais, que cumpriram há muito a promessa da tatuagem, continua a ser um grande motivo de orgulho.