Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

É Desporto

É Desporto

02 de Abril, 2020

Al Oerter. Ninguém lançava discos como ele

Especial Jogos Olímpicos (Melbourne-1956)

Rui Pedro Silva

Al Oerter

É um dos melhores atletas olímpicos da história e tornou-se o primeiro de uma elite muito exclusiva a conquistar a medalha de ouro na mesma prova em quatro edições diferentes. O início da lenda começou a escrever-se em Melbourne, em 1956. Tinha vinte anos.

A lenda garante que foi o lançamento do disco a descobrir Al Oerter, não o contrário. Certo dia, quando passeava num parque, foi surpreendido por um objeto estranho que lhe caiu aos pés. Alguns lançadores estavam a praticar e o disco ficou ali, à mão de semear. Depois de devolver, com tanta qualidade, o objeto, percebeu que poderia estar ali algo que gostasse.

Oerter tinha 15 anos e começou a praticar o lançamento do disco com frequência, registando resultados cada vez melhores. O desempenho valeu-lhe uma bolsa desportiva na Universidade do Kansas em 1954 e, quando se estreou nos Jogos Olímpicos em 1956, em Melbourne, ainda não tinha um único título nacional para amostra.

O favoritismo não era seu. Com 20 anos, Al Oerter tinha garantido a qualificação mas ninguém achava, verdadeiramente, que pudesse ser uma ameaça à medalha de ouro. O certo é que o que demonstrou dentro de pista provou precisamente o oposto. Com um resultado de 56,36 metros, Al Oerter deu o primeiro passo firme rumo à história olímpica.

Num pódio completamente norte-americano, Oerter conquistou a primeira de quatro medalhas de ouro com uma vantagem superior a um metro e meio: Fortune Gordien foi segundo classificado com 54,81.

O desporto era cada vez mais competitivo na segunda metade do século XX mas Al Oerter conseguiu manter-se sempre no topo. Um acidente de automóvel, que quase o matou em 1957, foi o principal obstáculo a manter a sua hegemonia durante toda a década de 60.

Em Roma-1960, venceu com 58,43 metros, estabelecendo um novo recorde olímpico e com quase três metros de vantagem sobre o húngaro Jozsef Szecsenyi, medalha de prata. Quatro anos depois, em Tóquio, voltou a aumentar a melhor marca olímpica com um registo de 60,54 metros. Finalmente, na Cidade do México, em 1968, conquistou o quarto título na mesma prova individual com um lançamento de 64,78 metros. Ou seja, uma vez mais, recorde olímpico e com o bónus de ter deixado o então recordista do mundo, o compatriota Jay Silvester, fora das medalhas.

O feito de Al Oerter foi único. Nunca ninguém tinha vencido a mesma prova individual em quatro edições dos Jogos Olímpicos. Mais tarde, este feito foi igualado por Carl Lewis (salto em comprimento entre 1984 e 1996) e Michael Phelps (200 metros estilos entre 2004 e 2016). Mas ninguém lhe tirará o facto de ser o primeiro. E tudo começou em Melbourne, com 20 anos, quando ninguém dava nada por ele.