Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

É Desporto

É Desporto

21 de Novembro, 2018

Wu Lei. O fiel tesouro de Vítor Pereira

Rui Pedro Silva

Wu Lei

Avançado chinês marcou 27 golos rumo ao título inédito do Shanghai SIPG no campeonato chinês e foi eleito o melhor jogador da temporada. Carreira de Wu Lei esteve sempre ligada à equipa de Xangai, ajudou o clube a subir duas vezes de divisão e já recusou propostas vantajosas para jogar no estrangeiro.

 

Wu Lei nasceu em novembro de 1991 e é um fruto da ideia de Xu Genbao. Em 2000, na viragem do século, o metódico treinador decidiu criar uma academia para formar jogadores nascidos entre 1988 e 1991. A ideia nunca seria ter uma equipa para competir profissionalmente, mas o fundador não conseguiu escapar ao desejo de garantir aos jogadores que formava um cenário onde pudessem ganhar experiência entre a elite.

 

Foi assim que nasceu o Shanghai Dongya, a 25 de dezembro de 2005, abrindo caminho para que Wu Lei se tornasse uma figura indissociável do clube. Menos de um ano depois, Wu Lei fez história ao tornar-se o jogador profissional mais novo na história da China (14 anos e 287 dias).

 

A evolução de Wu Lei confunde-se com a do agora conhecido por Shanghai SIPG. No terceiro escalão, o avançado tornou-se o mais jovem de sempre a jogar. No segundo escalão, já em 2008, Lei marcou pela primeira vez e assumiu-se como o… segundo mais jovem de sempre a festejar um golo. Tinha 16 anos e 284 dias e era apenas 47 dias mais velho do Cao Yunding, seu colega de equipa, quando este marcou em 2006.

Xu Genbao é visto como o padrinho do futebol de Xangai

A ideia de Xu Genbao ganhou pernas e deixou de ser apenas um viveiro de jovens talentos. A equipa profissionalizou-se cada vez mais, alguns dos jovens saíram, outros mantiveram-se e assumiram-se como pilares em Xangai. Com a subida à primeira divisão, em 2012, já não havia margem para travar este sucesso.

 

Com ou sem estrangeiros, Wu Lei foi sempre uma figura de proa e as suas estatísticas estão aí para comprová-lo: é preciso recuar até 2009 para encontrar a última época em que o avançado marcou menos de dez golos.

 

Os números são esmagadores: tem 169 golos em 344 jogos pelo Shanghai SIPG, é o melhor marcador chinês do campeonato há seis anos consecutivos e foi, em 2018, pela primeira vez, o melhor marcador da liga (27 golos). Além disso, foi eleito para a equipa do ano pelo quinto ano seguido.

 

A influência de Wu Lei na equipa de Vítor Pereira é incontornável. Com Eriksson e André Villas-Boas, os dois treinadores anteriores, já se notava o impacto, mas não tanto como este ano, ao juntar oito assistências aos 27 golos. Wu Lei foi o único chinês a marcar pelo menos 15 golos e terminou a edição da liga com seis golos de vantagem sobre o segundo melhor marcador: o nigeriano Odion Ighalo. A lista de hat-tricks também é dominada por Wu Lei: tem seis na carreira contra os cinco do brasileiro Elkeson.

Wu Lei

Internacional pela China desde os sub-17, com 12 golos em 57 jogos pela seleção principal, Wu Lei despertou a atenção de clubes europeus mas sair ainda não foi sequer considerado. Em 2017, depois de várias abordagens, Wu Lei explicou que ainda não era o momento: «Recebo ofertas de clubes europeus a toda à hora mas o timing não tem sido o certo. O meu objetivo agora é ajudar o meu clube a vencer títulos na China e na Ásia. Talvez depois disso comece a pensar em jogar na Europa».

 

Wu Lei ainda não tinha recuperado da desilusão. Na altura, o Shanghai SIPG tinha sido segundo no campeonato e perdera na final da Taça da China e nas meias-finais da Liga dos Campeões Asiáticos.

 

Agora, um ano depois, o timing pode mesmo ter chegado. Wu Lei foi eleito o melhor jogador do campeonato depois de o Shanghai SIPG ter sido campeão pela primeira vez na história. No Verão já foi associado a Jorge Mendes e ao Wolverhampton, e desta vez tudo poderá ser diferente.

 

Independentemente disso, Wu Lei é um filho da casa. É o expoente máximo do sonho de Xu Genbao e acompanhou a equipa desde a sua génese até ao título inédito, numa liga profissional cada vez mais competitiva. O seu legado estará sempre intacto.